quinta-feira, 4 de junho de 2009

A matemática e a física de mãos dadas

Não! Não mudem de página só porque o título tem as palavras “Matemática” e “Física”. Leiam. Ambas as áreas são interessantes e andam muitas vezes de mãos dadas, ajudando-se mutuamente. Juntando duas coisas interessantes, dá-se uma mistura explosiva, não é?
Muitos (essencialmente alunos do 3.º ciclo) trabalham com a relação entre a Matemática e a Física, mas, muitas vezes nem se apercebem disso.
O que é certo é que a Física não “vive” sem a Matemática e a Matemática não “vive” sem a Física. Não julguem que sou só eu a afirmar isto. Perguntem aos vossos professores de Matemática e Físico-Química, e verão que também eles partilham esta ideia. Se quiserem, podem ir mais longe. Muitos cientistas e matemáticos pronunciaram-se também sobre a relação entre a Matemática e a Física. Não acreditam? Fiquem sabendo que Galileu Galilei disse: “A Natureza está escrita em caracteres matemáticos.”
Acho que quem tem dificuldades em Matemática não vai longe na Física, mesmo com muito esforço. De certeza que alguns de vocês conhecem algumas leis da Física. Mas quantos de vocês percebem as leis, decorando apenas, sem pensarem numa expressão matemática que as traduza? Como vêem, a Matemática ajuda muito a entendermos várias coisas. E como é que acham que os físicos e cientistas provavam as suas leis? Através da matemática, obviamente. Sabem o que disse o primeiro Nobel da Física, Wilhem Roenteg? Ele disse. “O físico precisa de três coisas para o seu trabalho: matemática, matemática e matemática.”
Se pensarem bem, muitos físicos reconhecidos eram simultaneamente matemáticos, tal como Albert Einstein ou Isaac Newton. Talvez existam também alguns matemáticos que têm o “bichinho” da Física dentro de si, pois, tal como o alemão David Hilbert dizia “A Física é demasiado difícil para ser deixada apenas aos físicos.”
Reflictam agora em algumas noções da Física… Por exemplo, a velocidade. Talvez hoje possamos olhar para algo e dizer se o objecto se move a uma grande ou pequena velocidade. Mas não acham isso um pouco subjectivo? Eu julgo ser uma noção um pouco qualitativa, e por isso existe a Matemática, que nos permite determinar o valor da velocidade de algo, através de uma expressão que relaciona a distância percorrida e o tempo (v=d/t). Para alguns alunos isto deve ser como que uma linguagem desconhecida, mas a seu tempo perceberão. Em Física existem muitas outras expressões matemáticas que traduzem algumas situações/enunciados. Para calcularmos a velocidade média, a rapidez média, a energia eléctrica, a potência eléctrica e muitas outras noções, usamos algumas fórmulas. Não vou enumerar nada mais, visto isto ser algo desconhecido para muitos alunos. Mas espero que esses alunos e, principalmente, os outros, já do 3.º ciclo, com a disciplina de Ciências Físico-Químicas, percebam que existe uma grande intimidade e uma forte relação entre a Matemática e a Física. Seria também muito bom que esta relação os ajudasse em várias situações, pois não basta só saber da sua existência, mas também saber aplicá-la. Agora vão poder ver como a Física e a Matemática se tornam ainda mais simples.

Ana GriFo
9.ºA N.º 3

Sem comentários:

Enviar um comentário