quinta-feira, 4 de junho de 2009

Física

Todos nós já ouvimos falar no termo “Física”… No 1.º e 2.º ciclos pouco ouvimos falar desta área do conhecimento. Mas no 3.º ciclo começamos a ter uma nova disciplina chamada “Ciências Físico-Químicas”. Nesta disciplina ficamos a conhecer novas coisas muito interessantes. Ficamos também a conhecer a evolução de muitas outras coisas e os diversos contributos que a Física nos deu, graças a grandes cientistas, que se dedicaram não só a esta área, mas também a outras.
Já todos ouvimos falar em Galileu Galilei, Isaac Newton, Albert Einstein, etc. Podemos conhecer pouco da vida e obra destas personalidades, mas todos nós reconhecemos os seus nomes. E porquê? Porque são homens famosos… E porque é que são famosos? Porque fizeram algo muito importante, que permitiu a nossa evolução. Mas seria bom que conhecêssemos melhor estas personalidades, e muitas outras, que nos deram novos conhecimentos. Hoje em dia já ninguém diz que a Terra é o centro de tudo, e tudo gira à sua volta… Não! Devemos assim agradecer a implementação da Teoria Heliocêntrica e a queda da Teoria Geocêntrica a Nicolau Copérnico, Galileu Galilei e a outros que defenderam esta ideia. Hoje conhecemos a Teoria da Gravitação e associamos logo à popular história da “queda da maçã” e ao grande Newton, que também concluiu que a luz branca é formada por muitas cores. E quem já não ouviu falar na Teoria da Relatividade do misterioso Albert Einstein?! São coisas que nós ouvimos falar, e que temos a possibilidade de aprofundar graças à disciplina de Físico-Química, como é vulgarmente chamada. Podemos também fazer algumas pesquisas… Não perdemos nada, muito pelo contrário. E podemos também fazer aquelas experiências que tanto gostamos.
A Física é uma área fantástica, que está constantemente a evoluir, e onde descobrimos muitas coisas novas. Por vezes levantamos certas questões a que podemos dar resposta com os conhecimentos que temos sobre Física.
Não penses que a Física é para “maluquinhos” que vivem fechados num escritório repleto de papéis, cálculos e teorias fracassadas. Não!!!... A Física não é para senhores de idade com cabelo grisado e despenteado, e com grandes óculos pousados sobre o nariz. Não!!!... A Física não é nada disso, muito pelo contrário. A Física é muito interessante, e tu vais descobrir isso se te interessares por ela…

Ana GriFo
N.º3 9.ºA

Sem comentários:

Enviar um comentário