quinta-feira, 4 de junho de 2009

Matemática... apenas um jogo

“Matemática?! Odeio!”
“Não quero saber da Matemática para nada!...”
“Odeio todas aquelas operações!”
Tantas vezes ouvimos estas frases ou outras do género, ou até as dizemos… Mas terão elas razão de ser? Sinceramente, a mim não me parece… (Este texto expressa a minha opinião, mas seria bom que fosse a opinião de todos, ou quase todos).
A Matemática não é aquele bicho de sete cabeças, que todos pensam que é. Ela é essencial na nossa vida. Não apenas neste momento em que somos estudantes, e uma boa nota nesta disciplina é essencial, mas também na nossa vida futura. Vocês devem achar que estas frases são muito vulgares, mas olhem que são bem verdadeiras.
A Matemática não é mais que um jogo… Um jogo divertido, mas que, simultaneamente, nos faz pensar, logo, exercita o cérebro. Muitos de vocês devem gostar de jogar às cartas, Monopólio, damas, Pictionnary,… Outros devem gostar de jogos de computador, quer seja de estratégia ou aqueles mais violentos. A Matemática é quase, mas mesmo quase isto. Cada equação que resolvem é uma passagem para o nível seguinte; cada problema resolvido é um bónus de pontos; cada uso correcto de um compasso, transferidor ou régua é um bónus de vida ganho. Se fores um pouco paciente, não desistires, souberes as regras básicas, poderás ganhar este jogo. Atenção, que só poderás consultar as soluções muito esporadicamente, e apenas para confirmar. Por vezes poderás ter vontade de desistir, mas não o faças! Verás como sabe bem ter conseguido resolver algo que, à partida, te parecia difícil, mas que acabou por se revelar muito fácil.
E este é um dos grandes “segredo” da Matemática… Nunca desistir! Não te podes dar por vencido e deixar que os números se riam na tua cara. Há que as enfrentar!
Se sorrires para os números, verás que será muito fácil gostar de Matemática!

Sem comentários:

Enviar um comentário