sexta-feira, 7 de agosto de 2009

O futuro nas mãos dos jovens

Antes de mais, sou uma estudante de dezasseis anos que transitou para o décimo primeiro ano e dedico-me a analisar algumas situações. Primeiro analiso as situações presentes da minha vida que conduzirão ao meu futuro, para o qual eu trabalho arduamente, esperando que seja o melhor possível. Mas será que as restantes pessoas da minha faixa etária também analisam o presente e preparam o futuro, tal como eu? Eu preocupo-me bastante com esta questão, pois, apesar de saber que o meu futuro depende quase exclusivamente de mim, preciso de outras pessoas que me acompanhem, ajudem, tenham semelhantes ideais e objectivos, para que possamos fazer o mundo girar. É com bastante agrado que vejo colegas e amigos empenhados no futuro e que têm objectivos específicos, batalhando para os atingir, quer na escola, quer noutros aspectos da vida.
No entanto, em oposição àqueles que se preocupam e empenham, existem aqueles jovens excessivamente despreocupados. Talvez nem seja muito grave haver, por vezes, um pouco de despreocupação, desde que exista uma certa consciência. Mas uma das coisas que mais me irrita é assistir à desmesurada despreocupação de alguns adolescentes, que se manifesta principalmente na escola, onde estes se dirigem apenas para estarem com os amigos, como se esse encontro fosse realizado num bar, esquecendo-se de que se encontram num estabelecimento escolar. Eu acredito que algumas dessas pessoas reconhecem pontos de interesse na escola, mas as conversas com os amigos falam mais alto, sendo que o pessoal docente não é mais do que um obstáculo no bom ambiente. Serão estas conversas sobre as próximas saídas ou sobre outros assuntos sem qualquer conteúdo educativo que conduzirão a um futuro brilhante destes jovens? Acho que não.
O que será que estes jovens fazem quando se encontram em casa? Não se dedicam propriamente a fazer os trabalhos de casa ou pesquisas científicas na Internet. Pelo contrário, usam a Internet para falar ainda mais com os amigos. É também neste meio de comunicação que podemos encontrar várias redes sociais (HI5, Facebook, Twitter), onde qualquer pessoa pode publicar fotos suas e dissertar um pouco sobre si. Não vou mencionar os perigos destas redes, que os adolescentes parecem desconhecer, pois além de serem assíduos utilizadores das mesmas, dedicam-lhes imenso tempo, publicando muitas fotos (algumas até inapropriadas), havendo quase uma competição para ver quem é a pessoa que recebe mais comentários, mais elogios, mais visitas,... Mas afinal qual é o interesse disto?
O futuro do nosso mundo está nas mãos de jovens desinteressados, muitas vezes mal-educados, que apenas se empenham numa longa noite de diversão e que se encontram colados ao telemóvel e ao computador? Espero não ter uma perspectiva muito pessimista, mas adorava que a realidade fosse um pouco diferente, com jovens mais conscientes e empenhados no futuro.

2 comentários:

  1. Cara Ana, o futuro está de facto nas mãos dos jovens. Eles são os obreiros de um mundo novo. Ao ler os teus textos, e vendo o interesse demonstrado pela valorização humana, fico mais aliviado por saber que a preocupação dos jovens como tu fará que esse mundo, além de novo, seja melhor.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Minha querida,

    Sou professora, e amei o seu texto! Muito crítico e real. NOssa situação está cada vez mais periclitante! E os nossos jovens, só se preocupam com o próximo beijo ou o mais novo modelo de celular.
    Apesar de tudo, ainda confio muito no nosso futuro, pois ainda existem "pessoinhas" capazes, assim como voçê! Um grande beijo e muita fé em Deus!

    www.vribeiro.blosgpot.com

    ResponderEliminar